- Publicado em
Design Patterns - o que é? Por que usar?
- Authors
- Nome
- Matheus Honorato
Fala, galera! Neste artigo vamos aprender o que são design patterns e por que utiliza-los.
Diversos problemas que temos no processo de desenvolvimento de software são recorrentes, passamos diversas vezes por eles e outros desenvolvedores também. A partir disso desenvolvedores experientes catalogaram propostas de solução para esses problemas, otimizando nosso processo de implementação e também a comunicação entre desenvolvedores, afinal nomeamos essas soluções e assim sabemos quando estamos falando da mesma coisa. Essas soluções para problemas recorrentes são o que chamamos de design patterns.
Mas afinal qual a diferença de um design pattern para uma função ou biblioteca? Um design pattern não pode ser copiado e colado ou instalado como um pacote. Um design pattern não é um fragmento de código, mas sim um conceito que serve como solução para determinado problema e a partir desse conceito o implementamos em uma linguagem de programação para resolver nosso problema.
Categorização
Padrões de projetos podem ser categorizados de diversas formas. As categorias mais comuns são baseadas nos tipos de problemas que eles resolvem. O agrupamento ou categorização de design patterns mais conhecido está no livro Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software” de 1994, escrito por GOF (Gang of Four: Rich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides). Em Elements of Reusable Object-Oriented Software são definidos três tipos basicos de padrões mais detalhados a seguir.
Criacionais: Padrões que resolvem problemas relacionados a criação de objetos;
Estruturais: Padrões para montar objetos e classes em estruturas maiores;
Comportamentais: Padrões para delegação de responsabilidades.
Aqui no nosso blog temos conteúdo sobre os padrões de projeto mais utilizados no mercado. Acesse-os e se aprofunde para evoluir a sua produtividade e qualidade de código.